A moeda da Espanha, assim como em diversos países da União Europeia, é o euro (€). 

Notas e moedas

Na Espanha, há notas de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 euros. As moedas são de 1 e 2 euros e de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 centavos (100 centavos = 1 euro).

Como pagar?

Praticamente todos os estabelecimentos, incluindo hotéis, restaurantes e lojas, aceitam cartões, exceto alguns bares, por isso o melhor é perguntar se pode pagar com cartão e se há um valor mínimo.

Atualmente, a melhor maneira de pagar é com dinheiro em efetivo, pois o imposto cobrado para trocar reais por euros é mais baixo do que aquele que incide sobre as compras feitas com o cartão de crédito no exterior ou em cartões pré-pagos.

Para quem viaja com frequência, pode ser interessante usar o cartão de crédito e assim ganhar pontos em programas de milhas.

Por questões de segurança, o mais recomendado é diversificar a forma como você irá levar o dinheiro na viagem, usando não só euros em espécie, mas também o cartão de crédito e pré-pago, para o caso de alguma emergência.

Onde trocar o dinheiro?

Você pode tanto trocar reais por euros no Brasil, no seu banco ou em casas de câmbio, quanto em Madrid, embora o câmbio costume ser mais favorável no Brasil. Os cartões internacionais também permitem sacar dinheiro na moeda local, mas é melhor consultar o seu banco sobre a comissão e taxas aplicadas por sacar dinheiro em moeda estrangeira. 

Tipo de câmbio

De forma aproximada, um euro equivale a R$ 3,60.