Bairros e zonas de Madrid

Bairros e zonas de Madrid

Malasaña, Chueca, La Latina, Lavapiés… Madrid tem mil caras e seus bairros são a prova latente da diversidade que reina na capital. Conheça os melhores bairros e zonas de Madrid.

Os bairros de Madrid estão cheios de história e características peculiares que fazem com que eles sejam únicos. Cada zona de Madrid tem sua própria personalidade! A continuação, apresentamos os bairros mais bonitos de Madrid e o que ver em cada um deles.

La Latina

La Latina é a zona mais tradicional de Madrid. Nas ruas ruas e praças se respira a pura essência madrilenha, por isso é uma visita imprescindível em Madrid. A Plaza de la Cebada, a rua Cava Baja ou o Rastro são só alguns dos seus muitos atrativos.

La Latina é um dos bairros mais antigos de Madrid e foi, durante vários séculos, o epicentro da vida social na vila. Passeando por suas ruas irregulares, é possível encontrar jardins, praças ocultas, capelas e bares, muitos bares.

Malasaña

O bairro mais moderno e boêmio de Madrid é sem dúvida Malasaña. Os bares e restaurantes mais loucos e excêntricos se reúnem nessa zona que evoluiu ao longo da história de Madrid. Em Malasaña, começou o Levante de Dois de Maio de 1808 e, séculos depois, foi cenário da Movida, uma revolução musical que inundou Madrid nos anos 1980.

Se você procura algo diferente em Madrid, Malasaña é garantia de restaurantes variados, bares originais e clima animado.

Chueca

Festa, bom ambiente e diversidade são os símbolos da identidade de Chueca. Esse bairro começa na Gran Vía e abriga lugares tão interessantes como o Museu do Romantismo, o Museu de História de Madrid ou a Casa das Sete Chaminés. Um dos melhores bairros de Madrid!

Além disso, Chueca sempre foi um bastião da defesa dos direitos LGBT, como fica nítido nas bandeiras coloridas que decoram muitas das suas varandas.

Bairro das Letras

O tradicional Bairro das Letras foi o cenário indiscutível do Século de Ouro espanhol. Nas suas ruas viveram, cresceram e, principalmente, escreveram os melhores autores dos séculos XVI e XVII. O que identifica suas ruas são os versos e trechos literários escritos no chão das ruas do Bairro das Letras. Muitos dos nomes dessas ruas homenageiam Lope de Vega, Quevedo ou Cervantes.

O Bairro das Letras está perto da Puerta del Sol e abriga lugares tão especiais como a Plaza de Santa Ana, onde estão as estátuas de Calderón de la Barca e García Lorca.

Lavapiés

A zona mais multicultural de Madrid é, sem dúvida, Lavapiés. Esse histórico bairro humilde em pleno centro de Madrid está cheio de antigos cortiços, restaurantes de comida internacional e gente de todas as nacionalidades e estilos. O traçado irregular do bairro e suas ruas estreitas revelam a origem de Lavapiés, uma periferia que se estendeu conforme a cidade crescia.

Embora Lavapiés tenha seus críticos, a verdade é que é uma zona excelente para comer em Madrid, provar tapas ou assistir aos diferentes eventos culturais promovidos.

Salamanca

O elegante bairro de Salamanca está na zona oeste de Madrid e vai desde a rua Alcalá até a rua María de Molina. Trata-se de uma das zonas mais luxuosas de Madrid, cheia de edifícios de arquitetura clássica, lojas, escritórios e embaixadas.

A rua Serrano é o epicentro do bairro de Salamanca e uma das melhores zonas para fazer compras em Madrid. Conhecida como a “Milha de Ouro”, abriga as marcas de moda mais prestigiosas do mundo, um autêntico paraíso para os amantes das joias e dos complementos.