Plaza Mayor de Madrid

Plaza Mayor de Madrid

A Plaza Mayor de Madrid está situada no coração de Madrid, a poucos metros da Puerta del Sol e do Palácio Real.

A praça mede 129 metros de comprimento por 94 metros de largura e está rodeada por pórticos e construções de três andares.

Na construção da praça intervieram vários arquitetos, entre os quais se destacam Juan de Herrera e Juan Gómez de Mora, já que foram os verdadeiros criadores. Com o passar do tempo e os incêndios sofridos, a Plaza Mayor foi reconstruída e reformada em várias ocasiões.

No século XV, a Plaza Mayor recebia o nome da Plaza de Arrabal e posteriormente adotou outros nomes, como Plaza de la Constitución (Praça da Constituição), Plaza Real (Praça Real) e Plaza de la República (Praça da República). O nome atual está em vigência desde o final da Guerra Civil.

Pontos turísticos na praça

Na Plaza Mayor podemos encontrar três lugares de interesse especial:

  • Estátua de Felipe III: Criada em 1616 por Giambologna e Pietro Tacca, foi um presente do Duque de Florença ao rei espanhol. Até meados do século XIX estava no parque Casa de Campo.
  • Casa da Padaria: É o edifício mais importante e foi o primeiro em começar a ser construído em 1590. Inicialmente foi a padaria mais importante de Madrid. A fachada foi decorada por Carlos Franco.
  • O Arco de Cuteleiros: Este arco é a mais conhecida das nove portas de acesso da Plaza Mayor. O nome vem da rua com a qual se conecta, a calle Cuchilleros (Cuteleiros).

A Plaza Mayor no Natal

Há quase 150 anos, acontece na Plaza Mayor um mercado de Natal e a praça fica cheia de barraquinhas com produtos natalinos, como acessórios para árvores de Natal e presépios.

Transporte

MetrôSol, linhas 1, 2 e 3.

Lugares próximos

Puerta del Sol (350 m)
Gran Vía (558 m)
Catedral da Almudena (607 m)
Palácio Real de Madrid (617 m)
O Rastro de Madrid (718 m)