Palácio Real de El Pardo

O Palácio Real de El Pardo é conhecido por ter sido a residência de Francisco Franco desde 1939 até 1975. Outro personagem histórico que residiu em El Pardo foi Alfonso XII, que morreu ali em 1885.

A maior parte das decisões que determinaram o rumo da Espanha durante várias décadas foi tomada nesse local. Além do ditador Franco, outro personagem histórico que residiu em El Pardo foi o rei Alfonso XII, que morreu ali em 1885.

Inicialmente, o Palácio de El Pardo foi um pavilhão de caça usado por Enrique IV no século XV. O palácio atual foi construído no mesmo lugar pelo Imperador Carlos V depois do incêndio de 1604. Durante o século XVIII foi remodelado e ampliado por Francisco Sabatini.

O palácio está situado no Real Sitio de El Pardo, um lugar que combina perfeitamente flora e fauna e que serviu como local de caça da corte durante os últimos cinco séculos.

Atualmente, além de oferecer visitas turísticas, o palácio é usado como residência temporária dos Reis e Chefes de Estado estrangeiros em visita oficial.

Visitando o Palácio de El Pardo

Ao percorrer o palácio, você verá diferentes salas decoradas com tapetes (muitos deles feitos sobre desenhos de tapeçaria de Goya), quadros e lâmpadas, assim como objetos originais da vida do General Franco: seu escritório, as camas ou sua antiga televisão (a primeira televisão que houve na Espanha, trazida da Itália vários anos antes que a Televisão Espanhola começasse suas emissões.

Todas as visitas ao Palácio de El Pardo são guiadas. O preço indicado inclui um guia autorizado.

Visitas próximas

Além de visitar o palácio, seus jardins e a Capela Real, no povoado de El Pardo você poderá visitar a Casita del Príncipe (aberta apenas às sextas, sábados e domingos) e El Cristo, uma igreja com uma famosa escultura de Gregorio Fernández.

Como curiosidade, as residências dos trabalhadores do palácio deram origem no século XVIII ao povoado de El Pardo.

Horário

De outubro a março:
Todos os dias, das 10:00 às 18:00 horas.

De abril a setembro:
Todos os dias, das 10:00 às 20:00 horas.

Preço

Adultos: 9€.
Estudantes, maiores de 65 anos e crianças de 5 a 16 anos: 4€.
Quartas e quintas-feiras, das 15 às 18 horas (outubro a março) e das 17 às 20:00 horas (abril a setembro): entrada gratuita.

Transporte

Ônibus: linha 601 (saída da Calle Princesa).
De carro: M-30, desvio de El Pardo (estrada M-605).

Lugares próximos

As Quatro Torres de Madrid (8.9 km)
Estação de Chamartín (9.6 km)
Templo de Debod (11.9 km)
Museu Cerralbo (12 km)
Plaza de España (12.1 km)