Museu Cerralbo

Museu Cerralbo

Localizado em um belo e cêntrico palacete do século XVII, o Museu Cerralbo é um dos mais importantes de Madrid, embora também seja um dos menos conhecidos.

Sua majestosa decoração conservada perfeitamente compõe um espaço onde o tempo parece ter parado para mostrar aos seus visitantes a forma de vida de uma família aristocrática do século XIX.

Coleção

Considerada uma das coleções privadas mais importantes e completas da Espanha, está formada por mais de 50.000 peças que incluem pinturas, esculturas, tapetes, móveis, moedas, relógios, armas, peças arqueológicas e diversos objetos que o Marquês de Cerralbo e sua família reuniram ao longo de sua vida.

Um passeio pelo palacete

O museu é um espaço singular, ideal para conhecer a forma de vida da aristocracia madrilenha do final do século XIX, já que se trata de um dos poucos casos em que se conserva a ambientação original da residência para que seus visitantes possam contemplar o esplendor da época.

Ao entrar, o amplo portal e a imponente escada de mármore dão as boas-vindas aos seus visitantes.

Andar principal

Com uma decoração suntuosa que pretendia refletir a posição social de seus proprietários, o andar principal da residência é o maior dos tesouros do palacete, já que estava dedicado às recepções, festas e bailes, e ainda conserva sua decoração original praticamente intacta.

Neste andar podemos ver, perfeitamente decorados, a sala de jantar de gala, o arsenal, o escritório, a biblioteca, o banheiro, que alardeava as instalações de água corrente (algo pouco comum para a época), ou o salão de dança, testemunha de diversos eventos.

Mezanino

Esta zona com saída para o jantar, onde acontecia a vida diária da família, não conserva sua decoração original, por isso é uma zona menos interessante, mas nela se podem ver diferentes exposições.

Ideal para todos os públicos

O Museu Cerralbo, embora não seja tão conhecido como outros da capital, é uma autêntica joia não só em relação ao seu contéudo, já que é um autêntico prazer passear por seus diferentes ambientes decorados como antes.

Horário

De terça a sábado: das 9:30 às 15:00 horas (quinta até as 20:00).
Domingos e feriados: das 10:00 às 15:00 horas.
Segunda: fechado.

Preço

Adultos: 3€.
Menores de 18 anos, estudantes menores de 25 anos e maiores de 65 anos: 1,5€.
Entrada gratuita: sábados a partir das 14:00, quintas das 17:00 às 20:00 e domingos.

Transporte

MetrôVentura Rodríguez (L3), Plaza de España (L3 e L10), Noviciado (L2) e Príncipe Pío (L6 e L10).
Ônibus: linhas 1, 2, 3, 44, 46, 74, 75, 133, 147, 148, C1 e C2.
Trem urbano: Príncipe Pío (linhas C1, C7 e C10).

Lugares próximos

Plaza de España (182 m)
Templo de Debod (222 m)
Palácio Real de Madrid (602 m)
Gran Vía (820 m)
Catedral da Almudena (867 m)