Fonte de Netuno

A Fonte de Netuno é um belo monumento neoclássico de mármore branco localizado na Plaza de Cánovas del Castillo, chamada coloquialmente de Plaza de Neptuno.

A Plaza de Neptuno de Madrid é um dos símbolos mais emblemáticos do centro da capital e se encontra rodeada por magníficos edifícios construídos entre os séculos XVIII e XIX. Trata-se de uma fonte de grandes dimensões inspirada na mitologia greco-romana e construída a fim de colocar Madrid à altura de grandes cidades como Paris ou São Petesburgo.

Sobre o grande reservatório circular da Fonte de Netuno há uma enorme escultura de Netuno, deus dos mares, que levanta um tridente enquanto cavalga sobre um carro puxado por dois cavalos com rabo de peixe.

Menos conhecida, mas de grande beleza

Embora a Plaza de Cibeles seja mais conhecida do que as outras praças e fontes do centro de Madrid, a Fonte de Netuno é uma autêntica joia neoclássica que vale a pena visitar.  

Desenhada como parte dos três grandes conjuntos escultóricos criados por Ventura Rodríguez para o Paseo del Prado (junto com a Fonte de Cibeles e a de Fonte de Apolo), a Fonte de Netuno foi construída entre 1780 e 1784.

Lugar de celebrações

Assim como a Fonte de Cibeles é um lugar emblemático para os seguidores do Real Madrid, a Fonte de Netuno é para os torcedores do Atlético de Madrid, sendo aqui onde os “colchoneros” celebram todas as suas vitórias.

Transporte

Ônibus: linhas 10, 14, 27, 34, 37 e 45.

Lugares próximos

Museu Thyssen-Bornemisza (135 m) Museu do Prado (231 m) Museu Naval (245 m) Círculo de Bellas Artes (404 m) Plaza de Cibeles (460 m)