Parque El Capricho

Parque El Capricho

Construído entre 1787 e 1839 por ordem da duquesa de Osuna, o Parque El Capricho é o único jardim da época do romantismo que se conserva em Madrid. Trata-se de um dos parques mais bonitos da cidade, embora seja um grande desconhecido.

O parque, construído por ordem da duquesa como lugar de recreação para se distanciar de suas obrigações cotidianas, foi frequentado pela proprietária antes da conclusão das obras, já que ela faleceu antes de ver o projeto terminado.

Um passeio pelo parque

O parque conta com uma extensão de 14 hectares ao longo dos quais há 3 tipos de jardim. O de estilo francês lhe dá um caráter refinado, enquanto o italiano oferece o encanto do movimento da água e a decoração de fontes e estátuas. O estilo inglês é o que marca a maior parte do parque, revelando-se selvagem e cheio de vida como a própria natureza.

O parque conta com um extenso terreno repleto de rincões em que vale a pena se perder. Alguns dos pontos mais destacados do parque são o Cassino de baile – onde se celebravam grandes festas –, o Templo de Baco – um espaço rodeado por colunas jônicas que é uma das zonas mais românticas – e o Labirinto, que durante os anos 40 foi destruído por um avião que realizou um pouso forçado.

Um dos principais pontos de interesse do parque é o palácio, construído no século XVIII, que teve de ser restaurado após a ocupação francesa. A Casa de la Vieja, uma casa de campo completamente equipada que conta até mesmo com bonecos em tamanho real representando seus habitantes, também chama a atenção.

A melhor parte

Um dos segredos melhor guardados do parque é o bunker que se construiu durante a Guerra Civil, um local único que está em excelente estado de conservação junto ao palácio (convertido em Quartel-General de Defesa da cidade).

É possível fazer uma visita guiada ao local sem necessidade de reservar com vários meses de antecedência.

Um parque muito especial

A pesar de o Parque El Capricho não ser tão popular quanto o El Retiro, é um verdadeiro prazer percorrer seus recônditos e desfrutar de sua frondosa vegetação, especialmente durante os quentes dias de verão.

Horário

De 1º de outubro até 31 de março:
Sábados, domingos e feriados, de 9:00 a 18:30 horas.

De 1º de abril até 30 de setembro:
Sábados, domingos e feriados, de 9:00 a 21:00 horas.

25 de dezembro e 1º de janeiro: fechado.

Preço

Entrada gratuita.

Transporte

MetrôEl Capricho (linha 5).
Ônibus: linhas 101, 105 e 151.