Retiro

O Retiro é o parque mais importante de Madrid e, desde sua abertura ao público em 1868, converteu-se em um remanso de história e paz. Saiba o que ver no Parque do Retiro, o pulmão de Madrid.

O Retiro é o parque mais importante de Madrid e um dos lugares preferidos tanto pelos madrilenhos quanto pelos turistas. Trata-se de um grande espaço verde de 118 hectares localizado em pleno centro de Madrid.

Esse grande parque urbano foi construído na metade do século XVII para o desfrute do rei Felipe IV. Embora tenha sido parcialmente destruído durante a Guerra da Independência, recuperou todo o seu encanto e elegância e se converteu em um parque para o povo e para a realeza.

No Retiro há diversos lugares para ver e coisas para fazer: espetáculos de marionetes, músicos e videntes são algumas das distrações habituais.

Pontos turísticos no Retiro

  • Lago: O lago artificial é uma das primeiras imagens que veremos se entramos pela Puerta de Alcalá. Nele você pode alugar barquinhos com remos ou fazer um passeio no barco grande.
  • Monumento a Alfonso XII: Monumento impressionante situado em uma das margens do lago anterior, foi inaugurado em 1922. Aos domingos você encontrará muita gente ao redor dele tocando instrumentos.
  • Palácio de Cristal: Construído em 1887 em frente a um lago artificial, o Palácio de Cristal é a sede de muitas exposições temporárias. Inicialmente foi usado como estufa.
  • Passeio da Argentina: Popularmente chamado de Passeio das Estátuas, é um passeio onde encontraremos estátuas de diversos reis da Espanha. A princípio foram encomendados por Fernando VI para decorar o Palácio Real.

O lugar preferido das crianças

Se você visita Madrid com crianças, o Retiro se tornará o lugar preferido delas: o passeio de barquinho, um show de marionetes e atores fantasiados de personagens infantis caminhando pelo parque farão com que os pequenos se divirtam. Você também encontrará parques com escorregadores e balanças em várias áreas. 

Horário

De outubro a março: das 6:00 às 22:00 horas.
De abril a setembro: das 6:00 às 24:00 horas.

Transporte

MetrôRetiro, linha 2.
Ônibus: linhas 1, 2, 15, 19, 20, 26, 28, 51, 52, 61, 63, 68, 74 e 146.

Lugares próximos

Puerta de Alcalá (613 m) Museu do Prado (757 m) Museu Naval (781 m) Plaza de Cibeles (867 m) Fonte de Netuno (875 m)