Mercado de San Miguel

Localizado na Plaza de San Miguel, ao lado da Plaza Mayor, o histórico Mercado de San Miguel é um agradável espaço gastronômico que conserva sua estrutura original de ferro do início do século XX.

Um olhar ao passado

Anteriormente, a praça do mercado era ocupada pela igreja de San Miguel de los Octoes. Em 1790, a igreja sofreu um devastador incêndio e foi reabilitada, mas acabou demolida em 1809 porque se encontrava em um estado deplorável.

A partir deste momento, o espaço se converteu numa praça pública em que se começou a instalar um mercado com caixotes e barracas. Na metade do século XIX, o local começou a se tornar um problema de salubridade e para o tráfico na região. Para resolver a situação, foi realizado o projeto de um mercado com estrutura de ferro, que inaugurou em 1916.

Em 1999, o mercado foi reformado conservando seu aspecto original. Como suas instalações não podiam competir com as dos modernos supermercados e grandes zonas comerciais, parecia condenado ao fracasso.

Foi aí que um grupo formou uma sociedade para salvá-lo, buscando melhorar sua atividade tradicional para convertê-lo em um dos atrativos turísticos de referência da cidade.

O mercado na atualidade

O Mercado de San Miguel é único mercado com estrutura de ferro que se conserva na cidade e se converteu em um dos lugares mais frequentados pelos turistas, que experimentam as delícias comercializadas no local.

Transporte

MetrôÓpera (linhas 2 e 5) e Sol (linhas 1, 2 e 3).
Ônibus: linhas 3 e 148.