
Museu Sorolla
Localizado em um palacete rodeado por um jardim bucólico, o Museu Sorolla é uma casa-museu que conserva grande parte da decoração original, tornando ainda mais prazeroso visita-lo enquanto se desfruta das coleções do artista.
O museu foi inaugurado em 1932 por pedido da viúva de Sorolla, que cedeu o edifício ao estado e realizou uma generosa doação para a criação de um museu em memória de seu marido.
O palacete está rodeado por um belo jardim de estilo andaluz e, ainda que não tenha a magnitude dos museus do Prado ou Thyssen, pode ser considerado um grande museu. Trata-se de uma opção interessante, mas apenas para aqueles que disponham de bastante tempo na cidade ou pretendam visita-la em diferentes ocasiões.
Coleções
A coleção está composta por obras do próprio Sorolla e diferentes objetos que ele reuniu ao longo da vida.
A parte mais extensa, com mais de 1200 peças, é a das pinturas realizadas pelo próprio Sorolla. Também se destaca a coleção de desenhos que permite conhecer a vida familiar do pintor, assim como os rascunhos que fez para projetar a própria casa.
A coleção do Museu Sorolla inclui também numerosas esculturas, peças de cerâmica, joias, objetos pessoais e fotografias antigas que refletem momentos da vida do pintor, além dos móveis que ainda conservam sua localização original na residência.
Horário
De terça a sábado: de 9:30 a 20:00 horas.
Domingos: de 10:00 a 15:00 horas.
Segunda: fechado.
Preço
Entrada: 3€.
Sábados a partir das 14:00 e domingos: entrada gratuita.
Menores de 18 anos, estudantes até 25 anos, carnê jovem e maiores de 65 anos: entrada gratuita.