Puerta del Sol

Puerta del Sol

A Puerta del Sol é uma das praças mais famosas de Madrid e o ponto de encontro por excelência dos madrilenhos e turistas. Além disso, você poderá encontrar alguns dos pontos e edifícios mais significativos da capital, como o Quilômetro Zero.

A construção aconteceu em várias etapas: começou com a construção da Casa de Correios a meados do século XVIII, o edifício mais antigo da praça e que hoje abriga a sede da Presidência da Comunidade de Madrid.

Um século mais tarde, entre 1857 e 1862, ganhou sua forma definitiva graças aos arquitetos Lucio del Valle, Juan Rivera e José Morer, que desenharam o resto de edifícios que se encontram nesse lugar. Já no século XX foram incluídos os jardins, a fonte e a zona de pedestres foi ampliada.

Pontos turísticos

Na Puerta del Sol, você encontrará três lugares muito conhecidos

  • Estátua do Urso e do Medronheiro: na entrada da Calle Alcalá, encontramos a estátua do símbolo de Madrid: O Urso e o Medronheiro. Foi construída em 1967 e é um dos pontos de encontro mais populares da cidade. 
  • O Relógio da Casa de Correios: é conhecido em toda Espanha por ser o lugar de onde se emitem as badaladas de fim de ano desde 1962. Na Puerta del Sol se reúnem todos os anos milhares de pessoas para comer as tradicionais uvas da sorte e celebrar o ano novo.
  • Quilômetro Zero: ponto onde começam as estradas radiais espanholas. Os turistas não podem sair de Madrid sem tirar uma foto sobre ele.

A Puerta del Sol também viveu alguns acontecimentos muito importantes na história de Madrid, entre os quais se destaca a proclamação da Segunda República em 1931.

Transporte

Metrô: Sol, linhas 1, 2 e 3.
Trem urbano: C3 e C4.
Ônibus: linhas 3 e 51.