O Rastro de Madrid

O Rastro é um mercado ao ar livre que acontece aos domingos e feriados no centro histórico de Madrid, no popular bairro de La Latina.

É uma feira com mais de 400 anos de história, onde podemos encontrar tanto objetos cotidianos quanto produtos curiosos, tudo em um ambiente bastante animado.

O mercado está em torno da Ribera de Curtidores, uma grande ladeira ao longo da qual se espalham centenas de barracas com os objetos mais variados à venda, desde roupas usadas até filmes, móveis ou artigos de decoração.

Uma origem peculiar

O nome da feira vem do fato de que antigamente a zona que ocupava o Rastro era o lugar onde se situavam as fábricas de couro, muito próximas aos matadouros. Durante o trajeto dos animais até as fábricas ficava um rastro de sangue que foi o que deu origem ao nome do famoso mercado.

Zonas especializadas

Algumas das ruas próximas à Ribera de Curtidores se dedicam à venda de alguns produtos especializados. Essas são algumas das mais interessantes: 

  • Calle Fray Ceferino González: Conhecida como a rua dos pássaros, antigamente se dedicava à venda ambulante de animais. Hoje restam apenas algumas lojas especializadas. 
  • Calle de San Cayetano: Também conhecida como rua dos pintores, abriga diferentes lojas onde você pode comprar quadros e materiais para pintar. 
  • Calle de Rodas, Plaza del General Vara del Rey e Plaza de Campillo del Mundo Nuevo: Zonas especializadas na compra e venda de revistas, figurinhas e jogos de cartas
  • Calle del Carnero e Calle de Carlos Arniches: Ruas especializadas na venda de livros antigos

Para curtir um dia agradável, mas com atenção

Apesar das aglomerações que se formam em algumas zonas, é muito agradável passar a manhã de sol de um domingo entre as barracas do Rastro para terminar comendo tapas nos bares da zona.

É recomendado ter cuidado com os objetos de valor enquanto você caminha pelas ruas cheias de gente, já que é muito comum que na zona haja batedores de carteira em busca de turistas distraídos.

Horário

Domingos e feriados: das 09:00 às 15:00 horas.

Transporte

MetrôLa Latina, linha 5; Embajadores, linha 3.

Lugares próximos

Plaza Mayor de Madrid (718 m)
Puerta del Sol (941 m)
Catedral da Almudena (991 m)
Museu Reina Sofía (1.1 km)
Palácio Real de Madrid (1.2 km)