Plaza de Colón

A Plaza de Colón é um amplo espaço aberto que tem como destaque um enorme monumento a Cristóvão Colombo (Colón, em espanhol), construído entre 1881 e 1885.

Delimitada pelas ruas Serrano, Goya, Jorge Juan, o Paseo de la Castellana e o Paseo de Recoletos, a Plaza de Colón é um dos pontos nevrálgicos de Madrid. Nas datas mais importantes para a capital, como o Natal ou Parada do Orgulho LGBT, a Plaza de Colón se transforma em um dos principais palcos dos eventos de Madrid. 

Além do mais, na Plaza de Colón já ocorreram diversas manifestações ao longo da história de Madrid.

O que ver em Colón

  • Torres de Colón: é na Plaza de Colón que ficam as curiosas Torres de Colón, dois enormes edifícios gêmeos construídos entre 1967 e 1976. O inusitado é que eles foram construídos de cima para baixo. Os prédios estão cobertos por painéis de vidro granada e têm uma peculiar estrutura verde na parte superior. Prevê-se que o painel verde superior seja substituído por dois cubículos de vidro em 2020
  • Monumento a Colón: Erigido entre 1881 e 1885, o Monumento a Colón conta com uma estátua de 3 metros de altura talhada em mármore branco que se eleva sobre um pedestal de 17 metros.
  • Jardins do Descobrimento: Inaugurados em 1970, os Jardins do Descobrimento estão integrados por vários núcleos arborizados, entre os quais se encontra o Monumento ao Descobrimento da América, um conjunto formado por três enormes esculturas de concreto com detalhes em alto relevo.
  • Bandeira da Espanha: na Plaza de Colón encontra-se uma impressionante bandeira de Espanha, com dimensões de 21x14 metros, que tremula em um mastro de 50 metros de altura.
  • Museu Arqueológico: de um lado da Plaza de Colón está o Museu Arqueológico Nacional, uma parada essencial para os amantes da arte pré-histórica. Abriga joias históricas autênticas, como a Dama de Elche.

Transporte

Metrô: Colón, linha 4.
Ônibus: linhas 5, 14, 27, 45 e 150.

Lugares próximos

Museu de Cera (120 m) Museu Arqueológico Nacional (197 m) Puerta de Alcalá (591 m) Plaza de Cibeles (687 m) Museu do Romantismo (713 m)