Museu Arqueológico Nacional

Museu Arqueológico Nacional

O Museu Arqueológico Nacional de Madrid é o museu arqueológico mais importante da Espanha.

Desde a sua refrorma, finalizada em 2014, também se tornou um dos museus mais visitados da capital, com mais de meio milhão de visitantes por ano

História

O Museu Arqueológico Nacional foi fundado por Isabel II em 1867 com o objetivo de preservar o passado da Espanha, desde a Pré-história até a Idade Moderna. Sua inauguração representou a concentração do legado cultural existente no país, antes dividido entre diversas organizações.

Entre 2008 e 2014, o museu passou por uma reforma completa que fez com que sua importância aumentasse de maneira significativa. Os 65 milhões de euros destinados fizeram com que o número de visitantes tenha praticamente triplicado.

A coleção

A coleção do Museu Arqueológico é formada, em sua maioria, por objetos encontrados na Península Ibérica ao longo da história. Além desses, também há importantes coleções do Egito (uma das nossas preferidas), Oriente Próximo, Grécia e Roma.

Alguns dos objetos mais importantes no museu são a Dama de Elche, o Monumento de Pozo Moro, a Estátua de Lívia, a Dama de Baza, as seis coroas do incrível Tesouro de Guarrazar, a Estela de Nebsumenu e a Estátua de Harsomtus-Em-Hat.

Um museu muito recomendado

Além de contar com uma das melhores coleções da Espanha, o Museu Arqueológico Nacional está muito bem organizado, tem um preço muito econômico (inclusive é gratuito em alguns horários), é muito instrutivo e fácil de ver, por isso sua visita vale muito a pena.

Mas se você quiser fazer uma visita a fundo e aprender sobre a história do país, recomendamos ir com tempo suficiente para poder ler as placas explicativas.

Horário

De terça a sábado: das 9:30 às 20:00 horas.
Domingos e feriados: das 9:30 às 15:00 horas.
Fechado: todas as segundas e nos dias 1º e 6 de janeiro, 1º de maio, e 24, 25 e 31 de dezembro.

Preço

Adultos: 3€.
Ingresso reduzido: 1,50€.
Entrada gratuita aos sábados a partir das 14:00 horas e aos domingos.
Entrada gratuita para menores de 18 anos, maiores de 65 anos, estudantes até 25 anos, pessoas com deficiência, desempregados, aposentados, pessoas com carnê jovem e famílias numerosas.

Transporte

MetrôSerrano, linha 4; Retiro, linha 2.
Trem urbano: Recoletos, linhas C1, C2, C7, C8 e C10.
Ônibus: 1, 5, 9, 14, 19, 21, 27, 45, 51, 53, 74 e 150.

Lugares próximos

Puerta de Alcalá (401 m)
Plaza de Cibeles (565 m)
Museu Naval (762 m)
Círculo de Bellas Artes (840 m)
Museu Thyssen-Bornemisza (939 m)