Informação geral de Madrid

Informação geral de Madrid

Nesta seção, você vai encontrar a informação essencial para visitar Madrid, especialmente para os viajantes latinoamericanos.

Mais informações

Capital da Espanha e conhecida habitualmente como Vila e Corte, Madrid é a maior cidade do país e a segunda maior da União Europeia, com uma população de mais de 3 milhões de habitantes (mais de 6 na área metropolitana).

O urso e o medronheiro

A denominação de Madrid como “vila do urso e do medronheiro” vem da primeira metade do século XIII. Segundo a tradição, um litígio entre o conselho e o clero sobre o direito a certos montes e pastos foi resolvido com o acordo de que as árvores pertenceriam à vila e os pastos aos clérigos. Para comemorar o pacto, a vila adotou como escudo o medronheiro, sobre o qual se apoia um urso; enquanto o clérigo adotou o urso pastando.

Madrid como capital da Espanha

Como capital da Espanha, Madrid conta com a sede do Governo, as Cortes e também é a residência oficial dos Reis da Espanha.

No setor econômico, Madrid é a sede de grande parte das empresas nacionais e internacionais. No cultural, Madrid conta com museus de fama mundial, como Museu do Prado e o Museu Reina Sofia.

Madrid é a capital da Espanha desde meados do século XVI. Durante 5 anos (entre 1601 e 1606), Valladolid ocupou seu lugar.

Gentílico de Madrid

O gentílico dos habitantes de Madrid é “madrilenho” ou “matritense”. Historicamente, os habitantes de Madrid também são chamados de “gatos”, porque, segundo uma das lendas, na conquista da cidade por Alfonso VI, suas tropas escalaram a muralha como felinos.

Horário comercial

O horário comercial em Madrid é muito amplo e na zona do centro é possível encontrar certos comércios abertos a qualquer hora, entre os quais se destacam as lojas de souvenirs e produtos de Madrid.

As lojas com horários mais reduzidos costumam abrir das 10:00 às 14:00 e das 17:00 às 20:30 horas.

Telefones utéis

  • Emergências: 112.
  • Polícia municipal: 092.
  • Polícia nacional: 091.
  • Prefixo da Espanha: +34.
  • Prefixo de Madrid: 91.
  • Serviço de Denúncias telefônicaos para turistas estrangeiros: 902 102112.
  • Información turística de Madrid: 902 100 007.